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As 5 Técnicas Empíricas de Estudar para Provas e Concursos

As 5 Técnicas Empíricas de Estudar para Provas e Concursos

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Autor: Ilson Lisboa

Edição: 1

Ano: 2019

Paginação: 192

ISBN: 978-85-7789-439-0

Acabamento: Brochura

Sinopse: "Nesta diferenciada obra, todos vocês, concurseiros, vestibulandos, acadêmicos, professores, educadores, pais, mães e aqueles que querem aprender para ter sucesso pessoal e profissional, com aprovações nos exames, nas provas, nos vestibulares e, principalmente, nos concursos públicos, encontrarão uma metodologia simples e inovadora de estudar.
Esta eficiente metodologia ensina a organizar as disciplinas e a estudar os conteúdos das matérias para potencializar os estudos e maximizar, tanto o aprendizado quanto o conhecimento adquirido, por meio do emprego das “5 Técnicas Empíricas de Estudar para Provas e Concursos”.
É uma obra com o requinte e a genialidade do professor Ilson Lisboa. O leitor vai se surpreender com a efetividade das “5 Técnicas” ao obter na prática os resultados expressivos da eficiência e da eficácia de cada uma delas.

Iracema Ferreira Lisboa
Educadora há mais de 40 anos, Pedagoga, Professora, Ex-Diretora Escolar,
Gestora de curso preparatório para concursos públicos."

"Bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG) – UNIMONTES
Bacharel em Direito, pela Faculdade Santo Agostinho – FADISA
Pós-Graduado em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral – CEUCLAR/SP
Servidor Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)
Professor Universitário
Professor da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES (2005)
Professor da Oficina de Direito Eleitoral, das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-MG / FIP-MOC (2011)
Professor de Cursos Preparatórios para concursos públicos (desde 1994)
Coaching Personalizado de candidatos a concursos públicos
Coaching Personalizado de candidatos ao exame da OAB - 1ª e 2ª fases
Fundador do Associados Pré-Concursos, criado no ano de 1990
Palestrante, em seminários e cursos sobre concursos públicos
Professor de várias disciplinas da área do direito, como, Constitucional, Administrativo, Eleitoral, Direitos Humanos, Civil, Regimentos, Estatutos
Atuou como funcionário e Coordenador da CAPESESP-CAPESAÚDE, no Polo Norte de Minas, com sede na cidade de Montes Claros-MG (1994-2001)
Desenvolveu a função de Coordenador de Eventos na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior – FADENOR (2005)
Criador, instalador e Coordenador do HU EM CASA (2003-2006), serviço de Internação Domiciliar (Home Care), do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros-MG (UNIMONTES)
Autor e Palestrante do Projeto Direito e Cidadania nas Escolas, que no ano de 2016 foi selecionado e concorreu à 13ª Edição do Prêmio INNOVARE, maior premiação jurídica do Brasil, destinada a reconhecer práticas inéditas que contribuem para a celeridade do judiciário e que beneficiam a sociedade.
 
Participou de mais de 57 concursos com aprovação em mais de 21 certames públicos, de todos os níveis de escolaridade: fundamental, médio e superior. Exemplos:

Banco do Brasil (2 vezes), BEMGE (1 vez), Banco do Nordeste (1 vez), Caixa Econômica Federal (1 vez), Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (1 vez), CAPESESP/CAPESAÚDE (1 vez), Receita Estadual (2 vezes), Receita Federal (2 vezes), Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais - CFO (1 vez), Polícia Rodoviária Federal (1 vez), Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais – TRTMG (1 vez), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TREMG (1 vez), Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG (3 vezes), Ministério Público Estadual de Minas Gerais – MPMG – cargo administrativo (1 vez), Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES (1 vez), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (1 vez), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER/MG (1 vez), Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA (1 vez), Ministério Público Estadual de Minas Gerais – Promotor de Justiça (1 vez), Magistratura Estadual – Juiz de Direito Substituto do Estado da Bahia – TJ/BA (1 vez), Magistratura Federal – Juiz Federal da 1ª Região (1 vez).

Idealizador:

- Das 7 Pílulas que Ajudam os Concurseiros a Passarem nos Concursos.
- Das 5 Técnicas Empíricas de Estudar para Provas e Concursos:
1ª) Técnica do Ciclo Gradual de Estudo;
2ª) Técnica Empírica do Quadrante de Estudo;
3ª) Técnica Empírica da Harmonização das Disciplinas;
4ª) Técnica Empírica da Jornada Única de Estudo;
5ª) Técnica Empírica de Estudar por Resolução de Questões.
- Das 3 Fórmulas de Medição da Evolução do Estudo.
- Do Termômetro de Medição da Evolução do Estudo.
- Do Projeto “Orientando os Concurseiros nas Redes Sociais”."

"Introdução


Capítulo 1


Capítulo 2


Capítulo 3


Capítulo 4


Capítulo 5


Capítulo 1


Técnica do Ciclo Gradual de Estudo


Figura 1 - Representação da Técnica do Ciclo Gradual de Estudo ou Técnica-Mãe
1.1. Indicativos para aplicação dos quatro ciclos de estudo
1.1.1. Tempo Mínimo para se dedicar ao estudo empregando o 1º Ciclo
1.1.2. Tempo Médio para se dedicar ao estudo empregando o 2º Ciclo
1.1.3. Tempo Razoável para se dedicar ao estudo empregando o 3º Ciclo
1.1.4. Tempo Máximo para se dedicar ao estudo empregando o 4º Ciclo
1.2. Tabela Completa da Técnica do Ciclo Gradual de Estudo
1.3. Exemplos de Aplicação da Técnica do Ciclo Gradual de Estudo
1.3.1. Caso Marden Jarbas Pastor
1.3.2. Caso Ana Júlia
1.3.3. Caso Davi Carlos
1.3.4. Caso Déborah Evellyn
1.3.5. Caso Keury Pingo Luy


Capítulo 2


Técnica Empírica do Quadrante de Estudo


Figura 2 – Representação da Técnica Empírica do Quadrante de Estudo


2.1. Esquema Explicativo dos Quatro Quadrantes de Estudo
2.2. Exemplos de Aplicação da Técnica Empírica do Quadrante de Estudo
2.2.1. Direito Constitucional: Constituição Federal de 1988, preâmbulo e artigos 1º, 2º e 3º
2.2.2. Direito Administrativo: licitação e suas modalidades
2.2.3. Direito Penal: texto explicativo sobre concurso de crimes
2.2.4. Português: aula explicativa sobre colocação pronominal
2.2.5. Conhecimentos Gerais: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)


Capítulo 3


Técnica Empírica da Harmonização das Disciplinas


Figura 3 – Representação da Técnica Empírica da Harmonização das Disciplinas


3.1. Grupos das disciplinas (matérias)
3.2. Justificando a Harmonização das Disciplinas em cada Jornada
3.3. Regra de Harmonização das disciplinas utilizando os GRUPOS
3.3.1. Tabela da Manhã
3.3.1.1. Aplicação Prática da Regra de Harmonização das Disciplinas na Jornada da Manhã (indicativos)
3.3.2. Tabela da Tarde
3.3.2.1. Aplicação Prática da Regra de Harmonização das Disciplinas na Jornada da Tarde (indicativos)
3.3.3. Tabela da Noite
3.3.3.1. Aplicação Prática da Regra de Harmonização das Disciplinas na Jornada da Noite (indicativos)
3.4. Técnica Empírica da Harmonização das Disciplinas com as matérias encaixadas nas três jornadas do dia (manhã, tarde e noite)
3.4.1. Tabela da 1ª Opção
3.4.1.1. Disciplinas Encaixadas na 1ª Opção
3.4.1.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 1ª Opção
3.4.2. Tabela da 2ª Opção
3.4.2.1. Disciplinas Encaixadas na 2ª Opção
3.4.2.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 2ª Opção
3.4.3. Tabela da 3ª Opção
3.4.3.1. Disciplinas Encaixadas na 3ª Opção
3.4.3.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 3ª Opção
3.4.4. Tabela da 4ª Opção
3.4.4.1. Disciplinas Encaixadas na 4ª Opção
3.4.4.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 4ª Opção
3.4.5. Tabela da 5ª Opção
3.4.5.1. Disciplinas Encaixadas na 5ª Opção
3.4.5.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 5ª Opção


Capítulo 4


Técnica Empírica da Jornada Única de Estudo


Figura 4 – Representação da Técnica Empírica Da Jornada Única de Estudo


4.1. Exemplos de Aplicação da Técnica Empírica da Jornada Única de Estudo
4.1.1. 1º Caso: jornada da manhã com 2 horas disponíveis para estudar
4.1.1.1. Aplicação do 1º Caso com as 2 horas disponíveis
4.1.1.1.1. Disciplinas Encaixadas no 1º Caso
4.1.2. 2º Caso: jornada da tarde com 3 horas disponíveis para estudar
4.1.2.1. Aplicação do 2º Caso com as 3 horas disponíveis
4.1.2.1.1. Disciplinas Encaixadas no 2º Caso
4.1.3. 3º Caso: jornada da noite com 4 horas disponíveis para estudar
4.1.3.1. Aplicação do 3º Caso com as 4 horas disponíveis
4.1.3.1.1. Disciplinas Encaixadas no 3º Caso
4.1.4. 4º Caso: jornada da noite com 5 horas disponíveis para estudar
4.1.4.1. Aplicação do 4º Caso com as 5 horas disponíveis
4.1.4.1.1. Disciplinas Encaixadas no 4º Caso
5.1.5. 5º Caso: jornada da manhã com 6 horas disponíveis para estudar
5.1.5.1. Aplicação do 5º Caso com 6 horas disponíveis
5.1.5.1.1. Disciplinas Encaixadas no 5º Caso


Capítulo 5


Técnica Empírica de Estudar por Resolução de Questões


Figura 5 – Representação da Técnica Empírica de Estudar por Resolução de Questões
5.1. Identificação das Questões
5.2. Tipos de Questões
5.3. Quadros Indicativos dos Quatro Tipos de Questões
5.3.1. Quadro Indicativo das Questões Viciadas (QV)
5.3.2. Exemplos de Questões Viciadas (QV)
5.3.3. Quadro Indicativo das Questões Inéditas (QI)
5.3.4. Exemplos de Questões Inéditas (QI)
5.3.5. Quadro Indicativo das Questões Adaptadas (QA)
5.3.6. Exemplos de Questões Adaptadas (QA)
5.3.7. Quadro Indicativo das Questões Comentadas (QC)
5.3.8. Exemplos de Questões Comentadas (QC)
5.4. Esquema de Aplicação Prática da Técnica Empírica de Estudar por Resolução de Questões



Referências

ÍNDICE ALFABÉTICO REMISSIVO

"* São práticas, instrutivas e eficazes!
* Agregam Eficiência e Efetividade na sua preparação

> Técnica do ciclo gradual de estudo
> Técnica empírica da harmonização das disciplinas
> Técnica empírica do quadrante de estudo
> Técnica empírica de estudar por resolução de questões
> Técnica empírica da jornada única de estudo"

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